sexta-feira, dezembro 22, 2006

Mensageiros da Paz
QUE O JESUS MENINO COLOQUE EM SEUS CORAÇÕES MUITO AMOR, PAZ, HARMONIA, LUZ, FRATERNIDADE, COMPREENSÃO, SOLIDARIEDADE E JUSTIÇA.
FELIZ NATAL PARA TODOS.

sábado, dezembro 09, 2006


Um dos principais representantes da mística da união é o mestre Eckhart. Fala sempre de novo da união entre Deus e o ser humano e da união de todas as coisas em DEUS. O presuposto de que o ser humano pode tornar-se uno com Deus é que abandone toda imagem que faz de Deus e todo pensamento sobre Deus. Enquanto houver uma imagem em nós, esta imagem está entre nós e Deus. Para Eckhart, o caminho para a união com Deus e com todas as criaturas é o silêncio total. Enquanto refletimos sobre Deus, ou ficamos presos a imagens de Deus, estamos separados de Deus. A imagem de tornar-se um com Deus é, para Eckhart, o nascimento de Deus. E Deus nasce no mais profundo silêncio, lá onde não penetra nenhum pensamento, nenhuma preocupação, nenhuma dúvida e nenhuma expectativa do ser humano.

terça-feira, novembro 28, 2006


Já na Igreja primitiva houve sérias discussões sobre como entender a união com DEUS. Modelo da união com DEUS com o ser humano era a pessoa de JESUS CRISTO. O Concílio de Calcedônia introduziu nas caloradas discussões uma fórmula sóbria e ao mesmo tempo genial: JESUS era verdadeiro DEUS e verdadeiro homem, mas sem se misturar e, no entanto, indiviso. Isto vale também para nós que fomos divinizados. DEUS está em nós. Não se deixa mais separar de nós. ELE se uniu a nós. Contudo, não se misturou conosco. ELE não se dissolve em nós nem nós NELE. O que o concílio definiu sobre a natureza de JESUS aplica-se a toda experiência espiritual profunda. É difícil de entender, mas se temos FÉ, conseguiremos entender.

segunda-feira, novembro 20, 2006


Há encontros que mexem profundamente conosco. Parece que encontramos uma pessoa investida de santidade. Só nos resta a reverência diante do mistério que envolve a outra pessoa. Assim foi o encontro dos primeiros apóstolos com Jesus. Jesus manda que lancem a rede para a pesca. Quando, contra toda expectativa, suas redes se enchem de peixes, Pedro cai de joelhos diante de Jesus. Reconhece nele algo que ultrapassa seu pensamento. Sente nele um mistério Divino e reconhece, ao mesmo tempo, que perdeu muito tempo de sua vida. Ao reconhecer a natureza do outro percebe com pesar a mentira de sua vida.

quarta-feira, novembro 15, 2006


DEUS sentiu pena da humanidade e resolveu enviar seu filho para nos salvar e nos dar, novamente, o Reino de DEUS. Mas, ELE precisava nascer homem para sofrer como homem pelos nossos pecados. Quando Jesus nasceu, os primeiros a encontrá-lo foram os pastores. Pessoas simples são bem mais suscetíveis de verdadeiro encontro. É um encontro amoroso que comove os corações de todos. Na criança Jesus, os pastores reconhecem aquele que sara suas feridas, que traz luz à escuridão, que gera esperança e que enche de paz a sua alma.

sábado, outubro 28, 2006


JESUS disse: " Deixai vir a mim as crianças pois delas será o Reino dos Céus ". O que isso quer dizer? Que só as crianças entrarão no Céu? Não. ELE quis dizer que todas as pessoas que forem inocentes e boas como as crianças entrarão no Reino dos Céus. Então, qual é a tua posição? Vais continuar fazendo maldades, matando, roubando, cometendo adultério, enfim, não fazendo o que DEUS nos deixou nos 10 mandamentos? Está na hora de tomar consciência de que a hora de Cristo voltar está chegando. Ainda há tempo para se arrepender, pedir perdão a DEUS pelos pecados cometidos e construir algo de bom que levará quando chegar a tua hora. " Arrependei-vos" dizia João. DEUS sempre perdoa quando se é sincero. Mas, é necessário praticar boas obras. Elas pesarão na balança na hora do juizo final. Estamos só de passagem. Não esqueçam.

segunda-feira, outubro 23, 2006


DEUS após expulsar o homem do Paraíso, devido ao pecado da desobediência, fazendo-o trabalhar para seu sustento e o da sua família e a mulher ter de sofrer as dores do parto para clocar um novo ser na terra, fechou a porta do céu. Ninguém que morresse, mesmo que fosse justo, não entraria no céu, iriam para o limbo, um lugar que não havia sofrimento mas também não havia a felicidade de ver a face de DEUS. Compadecido da humanidade e havendo instituído a maternidade, o Senhor resolveu enviar seu próprio filho para salvar a humanidade. Jesus Cristo nasceu de uma mãe que o carregou por nove meses no ventre e lhe deu a luz numa estrebaria. ELE veio para sofrer e morrer por nós, pecadores ou não, veio por todos nós. Ao ressucitar, abriu as portas do céu, desceu ao limbo e levou todos os que lá esperavam a sua vinda para o céu.

sexta-feira, outubro 20, 2006


Se você quiser pensar no que há de mais belo na natureza, por certo irá concluir que é o amor materno. Se voltar seu pensamento para alguém de quem você se esquece, mas que não se esquece de você, pensará em sua mãe. Se imaginar alguém que só se alimenta depois que você se alimenta, que só dorme depois que você chega, será sua mãe. Se descobrir que uma mulher se ajoelha diante da imagem da Virgem Maria e reza, chorando, por sua felicidade, saberá que ela é sua mãe. Eu vi minha mãe rezando
Aos pés da Virgem Maria
Era uma santa escutando
O que outra santa dizia.

quinta-feira, outubro 19, 2006


Depois de criar o mundo, antes um paraiso e agora um lugar de destruição, DEUS criou o homem e é justamente ele que está destruíndo tudo com a sua ganância, com o poder que ele mesmo se deu. Já no Paraíso, ele quis se igualar a DEUS e por isso foi expulso e obrigado atrabalhar para prover o seu sustento. Pena que tenha aprendido, também, a roubar, matar, cometer injustiças e apoderar-se do poder do verdadeiro DEUS e querer tornar-se um deus na terra onde vive. Há mais pessoas boas do que más, mas a maldade é tanta, a injustiça é tanta, a fome mais ainda que muitas pessoas boas se voltem para o crime para sobreviver. Mas há de chegar o dia em que o BEM vencerá e o céu se abrirá para dar lugar a um novo mundo que novamente será um Paraíso.

terça-feira, outubro 17, 2006


DEUS criou o mundo e tudo o que nele existe para que a humanidade cuidasse e embelezasse. Mas o homem tudo está destruindo. O desmatamento diminui o oxigênio necessário para a vida dos homens e dos animais; o desvio do curso dos rios para a construção das usinas hidroelétricas, faz com que o clima na terra, aos poucos, mude. É preciso cuidar da Natureza criada por DEUS para que a humanidade possa sobreviver. Se continuarmos a destruir e contaminar a natureza, o que deixaremos para os nossos filhos, netos, bisnetos? Só destruição, o caos, um planeta onde só os mais fortes poderão sobreviver.